Os Sistemas de Armazenagem nasceram de uma antiga necessidade dos homens de guardar alimentos seja nas regiões onde poderiam ficar sujeitos a um longo período de inverno ou regiões áridas com longos períodos de estiagem.
Inicialmente foram estocando grãos para consumo ou comercio e também sementes para o plantio da colheita seguinte.
Por volta de 2000 anos atrás o Império Romano já construía locais para armazenamento de água e alimentos destinados aos campos de batalha.
Devido a expansão do comercio no período das grandes navegações o sul da Europa, o norte da África e o oeste da Ásia se tornarão grandes centros de comércio.
A criação destes grandes centro de comércio possibilitou o desenvolvimento do armazenamento de produtos.
O modelo de armazenamento iniciado nessas regiões serviu de base para o modelo que é utilizado atualmente nos mercados internacionais.
A Revolução Industrial que ocorreu no século XIV afetou profundamente a vida moderna nos mais diversos setores.
Dentro do setor de bens que contava anteriormente com o trabalho dos artesãos passou a ter os serviços realizados por fabricas que utilizavam os primeiros maquinários modernos.
Os meios de fabricação feitos com o uso de maquinas gerou um aumento no volume de produção gerando duas novas necessidades de armazenamento.
A primeira grande necessidade foi a de matéria prima e a segunda de armazenar os produtos manufaturados.
A principal matéria prima das primeiras fabricas era o carvão e para que a produção não fosse parada este material deveria sempre estar disponível.
A distância entre as minas e as fabricas eram longas e esta demanda gerou a necessidade da armazenagem desta matéria prima.
Os principais fatores que determinam a necessidade de armazenagem são:
Basicamente a armazenagem é uma conveniência econômica e também uma necessidade no sistema logístico de uma empresa.
Inicialmente o conceito de armazenar se concentrava mais na área do que na altura e o espaço reservado para a armazenagem era sempre o menos adequado.
Empresas que precisavam armazenar muitos itens ocupavam grandes áreas, desta forma o deveria ser uma solução começou a se tornar um grande problema.
Perceberam que quanto maior a área mais lenta era movimentação das mercadorias ou materiais.
As empresas começaram a perceber que o mau aproveitamento do espaço havia se tornado um comportamento antieconômico.
Ficou claro que somente guardar a mercadoria com o maior cuidado possível não era o suficiente.
Iniciou-se então um processo de racionalização do espaço através da utilização da altura em detrimento da área.
Esta mudança possibilitou o aumento da velocidade de movimentação e diminuiu a aquisição de metros quadrados.
Com a mudança do conceito original de armazenagem foram desenvolvidas estruturas que permitem um melhor aproveitamento do espaço atendendo os mais diversos tipos de carga, estas podem ser paletizadas ou não.
As estruturas são também chamadas de Sistemas de Armazenagem e passaram a ter um papel importante dentro do sistema logístico de uma empresa nos dias atuais.
O uso de Sistemas de Armazenagem permitiu uma melhor organização do espaço, das dimensões das cargas, movimentações de produtos com mais eficiência, economia de investimentos entre outros benefícios.
Os sistemas de armazenagem promoveram uma verdadeira revolução no setor, dentre as inovações relaciono as mais importantes:
Os sistemas de armazenagem são estruturas metálicas projetadas para a sustentação de cargas e podem fazer uso de perfis em “L”, “U”, tubos modulares e perfurados, dispostos de modo a formar estantes, berços ou mezaninos.
Estes sistemas são projetados para receberem cargas aplicadas constantemente na estrutura que são projetadas por engenheiros com conhecimentos específicos em estruturas metálicas para armazenagem.
Os principais tipos de sistemas de armazenagem são:
Este tipo de estantes são compostas por perfis de aço em “L” (cantoneiras) usados na colunas com perfurações continuas que podem servir para encaixar ou parafusar.
O seu travamento é feito através das prateleira e que também são em chapa de aço dobrada e reforçada, possuem alturas reguláveis.
Estas estantes são usadas para armazenamento de itens leves que podem ser armazenados sem o auxilio de equipamentos.
Normalmente estas estantes são dispostas formando conjuntos com diversos módulos até uma altura facilmente alcançável pelo ser humano em pé ou com o uso de uma escada.
São estruturas pesadas onde no lugar das prateleiras existem planos de cargas compostos por um par de vigas que são chamadas de longarinas.
Estas longarinas são encaixadas e parafusadas nas colunas com possibilidade de regulagem de altura.
Na lateral deste tipo de estrutura existe um sistema de amarração e travamento das colunas com o uso de travessas e diagonais.
São modulares semelhantes as estantes, porém com altura que pode ser superior a 10 metros e a armazenagem depende de equipamentos na maioria das vezes.
Os paletes são armazenados e retirados individualmente por empilhadeiras que se movimentam nos corredores ou de forma manual dependendo do produto a ser estocado.
As especificações, garantias e manutenções do porta-paletes são regidas a norma ABNT-NBR-17150-2 (Sistemas de armazenagem estática tipo porta-paletes Parte 2 – Tolerâncias, deformações e folgas. Conhecimento de logistica e movimentação logistica).
A publicação da NBR 17150-2, veio para substituir à NBR 15524-2, esta atualização importante impactou diretamente o planejamento, inspeção e a construção de sistemas de armazenagem das estruturas tipo porta-paletes.
A estrutura do tipo Drive-In tem como característica principal ser constituída por um bloco contínuo de estruturas não separadas por corredores intermediários.
As empilhadeiras adentram a estrutura que não possuem vigas para bloquear o acesso da maquina no processo de movimentação de cargas.
Os paletes são apoiados sobre braços em balanço estes por sua vez são fixados nos montantes da estrutura.
Estas desvantagens podem ser controladas transformando a estrutura Drive-In em Drive-Through, nesta ultima a empilhadeira atravessa toda a extensão da estrutura de fora a fora.
Este sistema dinâmico é derivado do Drive-Through, onde os planos de carga estáticos (vigas/ longarinas) são substituídos por trechos de roletes ligeiramente inclinados, descendentes no sentido de entrada para saída.
O conceito de armazenagem dinâmica é relativamente simples e singular: o material entra pro um lado e movimenta-se lentamente para o outro, por força da gravidade, para onde é selecionado.
A medida que os itens vão sendo removidos, outros avançam automaticamente para tomar o seu lugar, este é o conceito de armazenagem dinâmica.
Este sistema de armazenagem dinâmica é superior ao Drive-In e o Drive Through em vários aspectos principalmente para estocagem de alta densidade.
O Cantilever é uma estrutura ideal para armazenar produtos com dimensões, formas, volumes e pesos diversos tais como tubo, madeira, móveis, entre outros tipos.
Estas estruturas apresentam grande resistência e são compostas de coluna central, base fixa e braços de apoio.
Por trabalhar com um conceito de de cargas irregulares na fase de projeto os seguintes aspectos precisa ser analisados:
As empilhadeiras laterais com patola retrátil e pontes rolantes são os equipamentos que mais se adaptam ao sistema cantilever.
Podem ser utilizadas também as empilhadeiras frontais desde que se leve em consideração as dimensões do produto.
Os racks são equipamentos modulares que podem ser empilhados uns sobre os outros com segurança sem transferir o peso para as mercadorias.
Existem vários tipos de racks com ou sem fechamento lateral, alguns fabricantes podem desenvolver esta estrutura para atender uma demanda especifica de armazenagem.
Alguns modelos podem ser desmontáveis o que pode facilitar a liberação de espaço quando não estiverem em uso.
O emprego de racks permite o aproveitamento da altura disponível , este sistema possui uma relativa facilidade de equipamentos mecanizados para transporte ou elevação das mercadorias.
O mezanino é uma plataforma livre ou montada sobre suporte ou estantes de aço, permitem além da estocagem a realização de outras atividades sob a o mesmo.
Possui uma capacidade de carga que varia entre 100 a 1000 Kg por metro quadrado, possui normalmente uma escada acoplada para dar acesso a parte superior da estrutura.
Montada a estrutura independentemente da construção do prédio, permitindo uma melhor utilização do pé direito, sem a necessidade de investir em expansões para aumentar a área
As estruturas do tipo “push-back” permite a colocação da carga paletizada sobre uma base móvel (trilho-guia de encaixe do tipo telescópio) de um lado só.
O palete armazenado empurrará o anterior para dentro da estrutura que pode ter até 5 paletes de profundidade, assim o primeiro palete que entra é o ultimo que sai.
O palete tem a sua movimentação sempre feita pela frente, conforme o mesmo é retirado os demais descem por gravidade o anterior assume a posição do primeiro e assim subsequentemente.
Oferecemos uma gama completa de serviços, nossos profissionais possuem experiência de mais de 30 anos de mercado, seguimos todas as normas de segurança e as NRs exigidas pela nossa atividade.
Possuímos profissionais durante o exercício das atividades são equipados com os melhores equipamentos de segurança do mercado.
Se você quiser se aprofundar no assunto e saber mais sobre os tema Sistemas de Armazenagem recomendamos a leitura dos seguintes sites:
Tecnologística – Referência do jornalismo especializado em logística, há 28 anos atualizando o segmento.
Abralog – Fórum de integração entre quem faz logística e quem precisa de logística.
A inspeção em estrutura porta palete é uma prática essencial para garantir a segurança e…
Bem-vindo ao guia completo sobre o que é um centro de distribuição. Se você está…
A norma ABNT NBR 17150-2 é, portanto, essencial para a segurança das estruturas do tipo…
A importância da inspeção regular de porta-paletes é inegável no contexto da segurança do trabalho…
A manutenção de porta paletes é de extrema importância para a segurança e eficiência operacional…
Se você se preocupa com a segurança dos porta-paletes, este é o site certo! Neste…
Este site utiliza cookies!